O segmento de logística possui diversas siglas – que na maioria das vezes é no idioma inglês. Por isso, para você ficar por dentro, selecionamos cinco siglas comumente utilizadas no mundo do comex, bem como sua definição. Leia abaixo!
Bulk Cargo
Ocorre quando mercadorias a granel que são transportadas sem embalagem individual, como grãos, minério e petróleo, são despejadas diretamente no porão de navios ou outros meios de transporte.
CIF
CIF (Cost, Insurance, and Freight) é uma condição de venda no comércio internacional em que o vendedor é responsável por custos, seguro e frete das mercadorias até o porto de destino, onde a responsabilidade é transferida para o comprador.
DDP
DDP (Delivered Duty Paid) é um termo de comércio internacional em que o vendedor é responsável por entregar a mercadoria no local de destino acordado, pagando todos os custos, incluindo impostos e taxas alfandegárias, até que a mercadoria esteja pronta para ser descarregada pelo comprador.
ETA
Estimated Time of Arrival é uma sigla que representa o tempo estimado para a chegada de um navio, aeronave ou veículo ao seu destino, indicando a previsão de quando se espera que o transporte chegue ao local específico.
ICMS
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um imposto estadual brasileiro aplicado sobre a circulação de mercadorias, sendo uma fonte importante de receita para os estados.
Muito usadas no cotidiano da logística, estas foram as cinco siglas escolhidas para o glossário do comex de hoje. Você costuma implementá-las em sua rotina?